Perspectivas
Recentemente tirei essa foto do apartamento onde estou morando.
Sempre que vejo esta vista lembro de algo que aprendi a praticar ao longo da vida e que estimulo meus pacientes a fazerem (e é uma técnica que várias linhas psicológicas incentivam).
Ver as situações em perspectiva. De outros pontos de vista pessoais ou dos pontos de vista de outras pessoas.
A foto me lembra isso porque gosto de imaginar quantas milhares de famílias e de pessoas estão enquadradas ali.
Quantas alegrias, tristezas, dores e amores.
Quantas expectativas e desilusões.
Quantos erros e acertos.
Pensar em perspectiva nos ajuda a lidar melhor com os problemas, perceber oportunidades onde outros veem problemas e aprendizado onde outros veem apenas erros.
Pensar em perspectiva nos ajuda a entender que nosso tropeços e dificuldades podem nos ajudar a crescer e que talvez não sejam tão grandes quanto pensamos. E, muitas vezes, também pode ajudar a nos perdoarmos mais facilmente.
Tudo isso, porque não necessariamente o que aconteceu ou está acontecendo é o que nos derruba ou nos deixa tristes, mas, sim, como interpretamos a situação (negativamente) e nossa incapacidade de perceber que aquela não é a única maneira de analisá-la.
Então, interpretar de outras maneiras, tomar perspectiva, pode contribuir para termos vidas mais saudáveis. Tentem praticar! (no futuro faço outro publicação sobre as formas de praticar)
Fiquem bem!

Comentários
Postar um comentário